Com 0 revisões
7:50 horas
Excursão diária
Ilimitado
___
Duração: 07:50 horas
Extensão: 5,5 Km
Dificuldade: Média
Equipamento mínimo necessário: Calçado adequado a caminhada (Botas), roupa confortável, casaco leve, t-shirt ou camisola extra, reforço alimentar, água, fato de banho, toalha, mochila, protetor solar e chapéu.
Equipamento recomendado: Bastões, polainas (Inverno).
Inclui: Transporte, Almoço em piquenique, guia e seguros (Acidentes pessoais e Responsabilidade Civil).
Nota: A realização das actividades está sujeita às condições meteorológicas e de logística.
Horários e pontos de encontro
09:00 – Picos de Aventura
09:45– Início do trilho na Ribeira Funda
12:45 – Paragem para almoço em piquenique
14:00 – Visita à Fábrica de chá da Gorreana
15:00 – Visita à Caldeira Velha, com banho termal
16:00 – Regresso a Ponta Delgada
16:30 – Chegada ao hotel e fim da actividade
Descrição:
O dia começa com a saída do ponto de encontro em direção ao início do trilho, cruzando a ilha do sul para o norte pela parte mais estreita. Depois de passar pela única cidade da costa norte, Ribeira Grande, o visitante poderá contemplar uma vista fantástica sobre a zona costeira. Também é possível ver os vastos campos preenchidos com plantas de chá, os únicos na Europa. Este trilho começa no centro de um pequeno lugar no lado norte da ilha chamado Ribeira Funda, e leva cerca de 3h para completar. A caminhada começa numa área aberta, transformando-se num caminho com vegetação densa, principalmente composta por Incenso (Pittosporum undulatum) e Conteiras (Hedychium gardnerianum).
O trilho leva a alguns moinhos de água antigos que eram usados para transformar trigo e milho em farinha, usada na confecção de pão, e passando por várias ribeiras até chegar a um miradouro, onde se pode ver a próxima paragem: Praia da Viola. Praia da Viola é uma praia pequena e tranquila com areia e pedras grossas, flanqueada por um penhasco com várias nascentes de água. Se o oceano estiver calmo, é possível dar um mergulho rápido. No meio da praia escondida, há um caminho que leva até o final do trilho, na pequena freguesia da Maia. Alguns locais são muito estreitos e íngremes, e também podem ser escorregadios.
Ao regressar a Ponta Delgada, passando pela costa norte da ilha, ainda é tempo de parar na fábrica de chá mais antiga de São Miguel, fábrica de chá Gorreana para uma degustação de chá e parar na Caldeira Velha, um lugar na montanha de Lagoa do Fogo onde é possível tomar um banho nas relaxantes águas quentes. De volta à estrada, passagem por Ribeira Grande antes de cruzar a costa sul e depois de uma breve viagem na costa sul, a atividade termina com a chegada a Ponta Delgada.
Preço – 55.70€/pax